Home » O que se estuda em uma faculdade de Ciências Econômicas EAD?
Hoje vamos te contar tudo sobre o curso de ciências econômicas ead, você vai saber quais são as disciplinas que são estudadas e como elas preparam o estudante para a prática profissional na área de economia!
O curso de Ciências Econômicas forma profissionais capazes de entender e interpretar as tendências econômicas mundiais e nacionais, possibilitando para os mesmos a realização de previsões dos efeitos das mudanças econômicas gerais sobre grupos e setores específicos através de estudos da produção, distribuição e do consumo de bens e de serviços.
Quem se forma em uma faculdade de ciências econômicas pode ser chamado de economista. Estes profissionais estudam as oscilações da produção, a oferta de empregos, os mecanismos financeiros da economia, as relações econômicas com o exterior, as maneiras de competição entre as empresas e suas regulamentações legais e, assim, conseguem elaborar relatórios, formular estratégias de ação e divulgar pareceres sobre as situações, fazendo também projeções para o futuro do ponto de vista econômico.
Um economista também fornece suporte na construção e preservação do patrimônio pessoal de empresas ou governos e pode desenvolver planos para construção e preservação desse patrimônio. Graças a sua versatilidade, o economista pode atuar ainda em entidades privadas, institutos e órgãos municipais, estaduais e federais, ou mesmo de forma independente realizando consultorias.
O objetivo principal de um curso de Ciências Econômicas é a análise dos processos de produção, distribuição, uso e acumulação de bens materiais levando em consideração o ponto de vista sociopolítico, tecnológico, gerencial e natural neles influentes. Por isso, o currículo da graduação nessa área é muito dinâmico pois agrega matérias de exatas e de humanas.
Então, para você saber mais sobre o bacharelado em ciências econômicas ead vamos usar como exemplo o curso de bacharelado em ciências econômicas a distância da Faculdade Unifacvest. Assim sendo, a carga horária total do curso de ciências econômicas a distância do Centro Universitário Unifacvest é 3.000 horas, divididas em 4 anos. Já as disciplinas que compõe a grade curricular do curso de ciências econômicas estão distribuídas em 8 semestres e estes por sua vez, divididos em 2 módulos cada. Confira a lista completa abaixo:
Módulo 1 A
Módulo 1 B
Módulo 2 A
Módulo 2 B
Módulo 3 A
Módulo 3 B
Módulo 4 A
Módulo 4 B
Módulo 5 A
Módulo 5 B
Módulo 6 A
Módulo 6 B
Módulo 7 A
Módulo 7 B
Módulo 8 A
Módulo 8 B
No dia da profissão, entre as atividades principais do economista estão a definição de políticas econômicas para empresas dentro do contexto do mercado e o estudo de soluções para problemas econômicos emergenciais da organização. O profissional formado em ciências econômicas também pode realizar pesquisas e análises do comportamento dos produtos, comerciantes e consumidores, diante das novas regras impostas pela economia.
Um economista também é aquele que estabelece programas de equilíbrio entre receitas e despesas nos diversos setores de uma instituição, controlando os mesmos efetivamente para mantê-la em posição favorável. E ainda, é responsável por analisar a produção de bens e a distribuição das rendas, calculando o problema de falta de recursos.
Depois de formado em um curso de bacharelado em ciências econômicas ead, o profissional poderá atuar em algumas áreas, como por exemplo:
Um economista pode atuar no mercado financeiro, fazendo avaliações econômicas e projetando cenários. Por outro lado, na área do agronegócio, na indústria e em setores do comércios, esses profissionais são fundamentais para gerenciamento das finanças e prospecção de novos negócios. E ainda, em empresas menores é possível atuar no controle de finanças, na tesouraria ou na área de recursos humanos, cuidando da folha de pagamento.
Já no setor público, os graduados em Ciências Econômicas podem prestar concurso para trabalhar em órgãos e agências governamentais, como por exemplo o Banco do Central (BACEN) ou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outra opção sempre relevante é na área acadêmica, onde existe a possibilidade de trabalhar como pesquisador na área de economia.
É importante destacar que os economistas possuem pleno conhecimento de fenômenos atuais e históricos ligados à tecnologia, portanto, seu campo de trabalho é muito amplo, com tendência a um aumento ainda maior em virtude da entrada de investimentos estrangeiros no Brasil. Uma das áreas mais promissoras é a do compliance, que abrange normas, leis, regulamentações e diretrizes. As organizações estão cada vez mais atentas aos balanços financeiros, evitando fraudes e desvios.
Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário