5 cursos de graduação para quem não sabe o que escolher

Sim, nós sabemos, escolher um curso de graduação ao qual precisará dedicar alguns anos e, principalmente, que será a profissão com a qual atuará em grande parte da vida, não é tarefa fácil. Justamente pelos motivos citados é que ela deve ser tomada com o máximo de cuidado, após um processo de reflexão e de estudo de como aquela determinada área poderá te atender em relação a oportunidades de trabalho, enfim.

Mas no que depender de nós, essa tarefa será um pouco menos complexa, pois a partir de agora iremos elencar cinco cursos de graduação a distância para quem está na dúvida ou para quem não sabe o que escolher. Claro, são apenas cinco em um universo com centenas de cursos, mas quem sabe o que você lerá a seguir não pode dar ao menos uma luz? Então vamos lá…

Administração

O curso de Administração EAD precisa estar em qualquer lista de opções, uma vez que entra ano sai ano segue ocupando o top três dos que mais têm alunos matriculados. Muito disso pode se dever ao fato de o administrador ser uma espécie de profissional coringa, ou seja, capaz de atuar em qualquer setor, ou melhor, qualquer setor necessita de um bom administrador. Portanto, se essa for sua escolha, tenha certeza que o mercado de trabalho te oferecerá um grande leque de oportunidades.

Durante o curso o aluno de Administração terá contato com disciplinas como Empreendedorismo, Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Legislação Empresarial, Gestão de Pessoas, Fundamentos de Marketing, Liderança e Formação de Equipes, Planejamento e Administração Tributária, Negociação Empresarial, Engenharia Econômica, Gestão de Sistemas de Informação, Negócios Internacionais, isso para citar apenas algumas.

Ciência da Computação

Outro profissional bastante buscado, e por quê não dizer, essencial para as empresas, é o formado em Ciências da Computação EAD. Afinal de contas, cada dia que passa as organizações estão cada vez mais informatizadas, e dependendo de bons cientistas da computação na linha de frente. Os graduados nesse curso atuam na elaboração de programas de informática, criam ferramentas desde as mais simples até as mais complexas, desenvolvem softwares, entre uma série de outras coisas.

As principais áreas de atuação estão no desenvolvimento e programação, na análise de sistemas, na gerência de TI, também há quem opte em lecionar e até mesmo contribuir com pesquisas tecnológicas. Isso sem contar a enorme quantidade de vagas que são oferecidas em concursos públicos. Ou seja, esse é mais um curso onde o mercado de trabalho sempre está aquecido.

Pedagogia

Vamos agora falar sobre um curso de Licenciatura que também sempre figura na lista daqueles com maior número de inscrições na modalidade a distância, trata-se de Pedagogia EAD. Mas por que Licenciatura, você pode estar se perguntando? É simples, pois nesse caso as oportunidades tendem a ser maiores, uma vez que os formados podem atuar como professores na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e na Educação de Jovens e Adultos. E não apenas isso, um pedagogo licenciado pode ainda tornar-se supervisor, orientador e até mesmo diretor escolar.

Porém, engana-se quem pensa que esse profissional atua apenas em escolas. Muito pelo contrário! Existem também muitas possibilidades em hospitais, bibliotecas, museus, editoras de livros didáticos, fábricas de brinquedos educativos. Também podem prestar serviços de consultoria e assessoria, além de treinamento e coordenação em empresas privadas. Resumindo, mais uma ótima opção para quem ainda não sabe qual caminho seguir ao ingressar em uma faculdade EAD.

Ciências Contábeis

Ok, confessamos que o foco principal dessa lista é em cursos superiores que venham a oferecer aos formados boas oportunidades de emprego. Mas no fim das contas, esse acaba sendo um dos fatores primordiais no momento da escolha, certo? E Ciências Contábeis EAD é mais um desses cursos, afinal de contas, forma contadores. E aqui entre nós, qual empresa não depende muito dos serviços desses profissionais? E mais, até mesmo pessoas físicas costumeiramente necessitam. Portanto, seja com carteira assinada ou de forma autônoma, essa é uma graduação na qual certamente não faltará trabalho.

Na grade curricular do curso são aprendidas, entre muitas outras, as disciplinas de Introdução à Administração, Contabilidade Geral, Economia e Mercado, Matemática Financeira, Psicologia das Organizações, Teoria Avançada da Contabilidade, Fundamentos de Finanças, Análise das Demonstrações Financeiras, Gestão e Controle de Custos, Contabilidade Gerencial, Perícia Contábil e Arbitragem, Finanças Corporativas, Planejamento e Administração Tributária, Auditoria, e Contabilidade Internacional.

Serviço Social

E para fechar nossa lista, claro, mais um curso bastante visado, não apenas por quem quer ter boas oportunidades no mercado de trabalho, como também por quem gosta e quer ajudar o próximo: Serviço Social EAD. O assistente social tem papel fundamental na sociedade, uma vez que é responsável por planejar e executar políticas públicas e programas sociais. Esse profissional pode atuar em órgãos públicos, ONGs e empresas privadas, mais especificamente em áreas como educação, saúde, habitação, lazer, entre outras.

Durante o curso muitas das disciplinas aprendidas preparam o futuro profissional para sair da faculdade a distância já pronto a ingressar no mercado de trabalho, entre elas podemos citar: Sociologia Geral, Filosofia das Ciências Sociais, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Antropologia Social, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social e Comunitária, Políticas Sociais Públicas, Gestão de Organizações Sociais e do Terceiro Setor, Políticas Públicas da Criança e do Adolescente, Serviço Social e Seguridade, Assessoria e Consultoria em Serviço Social, Política de Saúde e Proteção Social no Brasil, Educação e Movimentos Populares, e Desigualdades Sociais no Brasil.

Bom, essa foi nossa pequena tentativa de ajudar a encontrar um caminho em relação a essa que, repetimos, é sim uma escolha que requer muita tranquilidade e reflexão. Lembrando sempre que os cursos aqui citados são apenas sugestões, cabendo a você, caso tenha se identificado com a característica de algum deles, optar ou não. Se não for o caso, fique calmo, há uma série de outras opções, e uma delas certamente vai de encontro ao seu perfil.

No mais, temos certeza, que qualquer seja a graduação que você vier a escolher, certamente dela sairá um excelente profissional, capaz de fazer a diferença com sua atuação.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

onze + catorze =