ENEM 2020: quando serão as provas?

O exame nacional do ensino médio, também conhecido pela sua sigla ENEM é a sua chance de ingressar no ensino superior. Sendo assim, aqui no Blog da Rádio Educadora você fica atualizado com as principais notícias do enem 2020, bem como as datas relacionadas ao exame (seja de publicação do edital, inscrições, isenção de taxa, realização de provas, divulgação de gabarito e também do resultado final).

DATAS DO ENEM

Primeiramente, o edital do enem geralmente é publicado em março, com o prazo de inscrição sendo aberto no mês de maio e as provas aplicadas em novembro. Por outro lado, o resultado final em geral é divulgado em janeiro do ano seguinte ao da aplicação da prova. Porém, no enem 2020, essas datas de prova e resultados tiveram que ser alteradas em razão da pandemia do novo coronavírus. E ainda, nessa edição do exame, além da tradicional versão impressa, haverá também uma versão digital da prova. No momento da inscrição era possível optar pelo tipo exame a ser prestado.

INSCRIÇÃO NO ENEM

Dessa maneira, começamos pelas datas de inscrição, neste ano para você fazer sua inscrição no enem, era necessário acessar o site do Inep (www.inepgov.br) entre os dias 11 a 27 de maio de 2020 e informar seu endereço de e-mail, telefone celular ou fixo; informar também se precisaria de atendimento especial; escolher uma cidade para fazer as provas; optar pela língua estrangeira (inglês ou espanhol); e criar uma senha, que será solicitada cada vez que você acessar o sistema.

Da mesma forma, é importante destacar que apenas com esse número de inscrição do enem e a senha cadastrada é que você conseguirá acompanhar o andamento do seu pedido, consultar o Cartão de Confirmação, acessar posteriormente seus resultados e, realizar a inscrição nos programas do Ministério da Educação para ingresso no ensino superior, tanto em universidades públicas como privadas, seja através do Programa Universidade para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, no momento da inscrição é gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) que nada mais é do que o boleto da taxa de inscrição, e no enem 2020 o valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85. O boleto deveria ser pago até 28 de maio de 2020 em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, para que inscrição no exame nacional do ensino médio seja confirmada.

ISENÇÃO NO ENEM

Por outro lado, existe também a possibilidade de solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição do enem. Mas fique atento, pois esse período de solicitação da isenção geralmente inicia antes do prazo de inscrição. Por exemplo, no enem 2020 o prazo ia de 6 a 17 de abril de 2020. E, para pedir isenção era necessário que você se encaixe em algum dos critérios a seguir:

  • Ser aluno ou aluna da última série do Ensino Médio (terceiro ano) em escola pública declarada no Censo Escolar;
  • Ter realizado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral no caso da rede privada. E, possuir renda por pessoa igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso é necessário ter Número de Identificação Social (NIS), único e válido. E ainda, comprovar renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou mensal de até três salários mínimos.

PROVAS ENEM

Conforme já mencionamos anteriormente, as datas das duas provas do enem 2020, bem como a divulgação dos resultados foram adiadas para janeiro e fevereiro de 2021, nas seguintes datas:

  • Aplicação do Enem impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021
  • Aplicação do Enem digital: 31 de janeiro e 7 fevereiro de 2021
  • Reaplicação do exame: 24 e 25 de fevereiro de 2021
  • Resultados: a partir de 29 de março de 2021

E nesta edição do enem começa a transição do exame no papel para o computador. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), essa mudança começará em um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais brasileiras e a previsão é que, até 2026, as provas sejam 100% digitais.

CONTEÚDOS PARA O ENEM

As provas do enem são muito abrangentes, mas existem alguns conteúdos que costumam aparecer com mais frequência. É bom lembrar que o enem 2020 possui 180 questões divididas entre Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos. E ainda, também é aplicada uma redação que vale 1.000 pontos.

Nas Ciências Humanas estão as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Aqui os assuntos mais importantes são: Idade Contemporânea, Geografia Agrária, Ética, Mundos do Trabalho, Cartografia, História do Brasil, Ideologia, Geopolítica, Idade Moderna, Meio Ambiente, Globalização, Democracia e Cidadania, Brasil Colônia, Natureza do Conhecimento e Cultura e Indústria Cultural.

Já as Ciências da Natureza se referem as matérias de Biologia, Química e Física. Entre os assuntos mais cobrados estão a Termodinâmica, Meio Ambiente, Leis da Física, Físico-química, Mecânica, Humanidade, Citologia, Ondulatória, Química Orgânica, Eletricidade, Histologia e Fisiologia, Óptica e Biotecnologia.

Dessa maneira, as questões de Matemática costumam ser voltadas para temas de Geometria; Aritmética; Escala, Razão e Proporção; Funções; Porcentagem; Gráficos e Tabelas; e Probabilidade.

Por fim, as perguntas de Linguagens e Códigos são sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Arte e Literatura. Entre os temas mais cobrados destacam-se Leitura e Interpretação de Texto, Análise do Discurso, Leitura e Artes, Domínio Lexical, Compreensão Textual e Gêneros Textuais. Nessa etapa também há a redação, em geral sobre algum tema de relevância nacional ou mundial.

REDAÇÃO ENEM

Ressaltamos, que além de estudar todo o conteúdo, é muito importante treinar também para fazer a redação do enem 2020. Neste caso uma dica que vai ajudar muito, é acompanhar o noticiário diário seja pela televisão, rádio, ou até mesmo nas redes sociais. É preciso estar sempre atento ao que é notícia, tanto no Brasil como no mundo, para conseguir construir argumentos sólidos e relevantes no texto da redação.

Assim sendo, quando as regras de correção, é preciso ficar atento ao fato de que o texto será submetido a dois corretores de forma independente, e cada um deles atribui uma nota entre 0 e 200 para as cinco competências abaixo:

  1. Uso correto do Português;
  2. Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo;
  3. Defender seu Ponto de Vista com argumentos;
  4. Demonstrar capacidade de argumentação;
  5. Elaborar a Proposta de Intervenção.

RESULTADO ENEM

Conforme mencionamos antes, o resultado do exame geralmente é divulgado em janeiro do ano seguinte a prova. Porém, no enem 2020 como as provas serão realizadas em janeiro e fevereiro de 2021, o resultado está previsto para o dia 29/03/2021.

As informações serão organizadas por área do conhecimento, gerando uma pontuação separada para cada área. Para consultar é preciso necessário informar o número do seu CPF e aquela senha cadastrada no momento da inscrição.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

5 × cinco =