Alvorada Educadora


Das 05:00 às 06:50

A SEGUIR
O Homem e a Terra
Das 06:50 às 07:00
+ VER PROGRAMAÇÃO COMPLETA
NOTÍCIAS | PROMOÇÕES
Locais
Inverno Gastronômico deve reunir aproximadamente 10 mil pessoas em Laranjeiras do Sul neste fim de semana
Evento gastronômico e cultural apresenta pratos típicos da região Lagos e Colinas


Toda a estrutura já está montada para o evento

Inicia nesta sexta-feira (11), em Laranjeiras do Sul, a partir das 18 horas a 3ª edição do Inverno Gastronômico e segue até o domingo (13). O evento reúne todos os municípios da região turística Lagos e Colinas que apresentam pratos que trazem a cultura de cada município em uma grande praça de alimentação. O festival da gastronomia no Centro Oeste do Estado provou em suas duas primeiras edições ser um sucesso e apresenta o melhor da gastronomia, além de reunir pessoas de todo o estado do Paraná.

Mais de 500 pessoas de todo o Estado já confirmaram presença em eventos do Instituto Emater que serão realizados em Laranjeiras do Sul e também participarão do Inverno Gastronômico. Além disso, a organização espera que aproximadamente 10 mil pessoas visitem a feira. 

A arena gastronômica tem 10 tendas para a degustação e ainda 25 tendas para abrigar as cozinhas e pratos que serão comercializados. Junto ao festival gastronômico. As agroindústrias do território Cantuquiriguaçu apresentarão seus trabalhos e ainda os artesanatos da região. 

O evento contará com o secretário Estadual de Agricultura, Norberto Ortigara e o presidente do Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann. A cerimônia de abertura será às 19 horas desta sexta-feira. O evento segue no sábado durante todo o dia e domingo até às 14 horas. A crítica em Gastronomia Jussara Voss também participa do evento. 

O EVENTO
O Inverno Gastronômico surgiu de uma necessidade em apresentar a região turística Lagos e Colinas ao Estado do paraná. Levando opções de gastronomia da região em eventos, como o salão paranaense de turismo, teve grande aceitação e a percepção de uma gastronomia diferenciada da região. “Percebendo isso sentimos a necessidade de criar um evento que reunisse o melhor da gastronomia da região. A proposta vem para unir a região Lagos e Colinas e para mostrar para o estado a riqueza gastronômica que a gente tem aqui”, destaca Terezinha Buzanello, organizadora do evento. 

Os participantes são empreendedores de restaurantes, hotel fazenda e agroindústrias regionais, que trabalham inclusive com turismo. Neste ano, a inovação gastronômica é uma das exigências da organização do evento.

TEMPERO CASEIRO E CULTURAL
Os pratos apresentam ingredientes encontrados em seus municípios e não utilizam temperos químicos, apenas temperos naturais e produzidos na região. 

Sucos naturais orgânicos ressaltam essa proposta de valorização de saúde, sem conservantes nem agrotóxicos. “Este ano tivemos uma mudança significativa na questão de inovação que é um desafio que queremos construir, aproximando a questão cultural, a gastronomia reflete a cultura de um povo e conseguimos aproximar isso ainda mais com os municípios”, ressalta Terezinha.
Confira fotos da estrutura montada na galeria...

Confira os pratos que serão servidos


Postado por Leila Lucas
11/08/2017 às 08:59






Ver Mais Fotos

   
Rádio Educadora AM - 1120 KHz ::
Av.Dep. Ivan Ferreira do Amaral Filho, 86 Fone: (42) 3635-1120 - Laranjeiras do Sul - PR